Problemas com a bateria automotiva são extremamente comuns e ocorrem com certa frequência nas mais diversas situações. A bateria é um componente do carro que possui vital importância para seu funcionamento – afinal, sem ela, o carro sequer é capaz de dar partida.
Dependendo do tipo de defeito que a bateria possa apresentar, há diferentes tipos de sinais que o veículo poderá apresentar que indicarão a natureza do problema. Hoje vamos discutir alguns desses sinais e sugerir possíveis soluções para esses casos. Confira:
O que é uma bateria automotiva?
Desde os anos 1950 os carros vinham sendo equipados com uma bateria de célula úmida – isto é, dentro de seu recipiente plástico há chumbo e ácido sulfúrico, com terminais em cada lado. Atualmente, no entanto, pode ser encontrada a bateria de célula seca, geralmente utilizada em carros híbridos (tais como o Prius, por exemplo).
Os problemas mais comuns relativos à bateria são geralmente relacionados à má conexão dos cabos da bateria ou ao desgaste de seus componentes.
Além disso, determinados itens adicionados ao carro (tais como aparelhos de som potentes ou o intenso uso de seus complementos – principalmente enquanto o veículo está desligado) podem fazer com que a bateria descarregue ou tenha sua vida útil comprometida (que é de aproximadamente 3 anos, dependendo do fabricante e da qualidade do produto).
O motor não liga ao girar a chave
Quando o carro não liga ao se girar a chave na ignição, geralmente um dos primeiros motivos a se considerar como causa é que a bateria esteja com problemas. Há alguns recursos que podem ser utilizados de forma remediativa para fazer a bateria voltar a funcionar – no entanto, esse tipo de medida não garante que os problemas não voltarão a ocorrer futuramente.
Nesses casos, o dono do carro deve imediatamente procurar por um mecânico que possa verificar o real estado da bateria. Às vezes, pode ser o caso apenas de cabos soltos; em outras situações, no entanto, o conflito pode envolver outros componentes.
Deixar o carro parado por longos períodos (por mais de uma semana, digamos) também pode vir a gerar problemas para a bateria, tornando-se necessário que seja feita uma recarga elétrica. Para que se possa evitar esse tipo de situação, o mais indicado é que o carro seja ligado ao menos uma vez por semana.
A bateria descarrega com facilidade
Conforme pontuamos a respeito de uma recarga provisória realizada na bateria que se encontra descarregada, o carro poderá até funcionar por algum tempo a mais sem apresentar problemas imediatamente – no entanto, há grandes chances de o defeito voltar a acontecer, com intervalos de tempo cada vez menores entre cada ocorrência.
Nessa situação, há duas formas de proceder: caso a bateria seja antiga, é recomendado que seja realizada sua substituição por uma mais nova. Se estiver na garantia (o que pode ser verificado em sua etiqueta), ela deve ser levada até o vendedor.
Cheiro forte
Ao apresentar não só o mal funcionamento, mas também um cheiro forte de podridão, pode ser que a bateria automotiva esteja fervendo o ácido que possui dentro de seu recipiente. Essa situação requer sua substituição imediata. Nesse caso, é importante também que um mecânico de confiança faça também uma verificação do estado do alternador, para que se tenha certeza de que o problema está relacionado somente à bateria e não veio a afetar outros componentes do veículo.
Baixo desempenho do motor de arranque
Pode acontecer de, mesmo com a bateria totalmente carregada, o motor gire de forma mais lenta e apresente baixa potência. Essa situação também pode ser um indicativo de que sua bateria automotiva deve ser substituída.
Por fim, tenha em mente dois pontos vitais a respeito da bateria de carro:
Certifique-se de adquirir somente produtos de qualidade (tais como as baterias moura, por exemplo), pois ela naturalmente apresentará melhor desempenho e durabilidade;
E sempre que enfrentar uma situação de problemas na bateria, busque não fazer seu reparo por conta própria. Prefira sempre consultar profissionais capacitados e lojas de confiança para a realização dos procedimentos necessários.
Possui alguma dúvida sobre os sinais de problemas na bateria de carro? Entre em contato conosco!