Defeitos comuns do alternador

Defeitos comuns do alternador
6 anos atrás

Ao notar que a luz de bateria no painel de seu carro está acesa, fique atento: isso não indica um defeito, necessariamente – mas que sua carga está próxima de acabar. Essa luz está relacionada ao estado do alternador do veículo – que é um dos componentes fundamentais para que a bateria permaneça carregada.

Quando essa luz acender, é importante que a bateria automotiva não seja forçada até seus limites – caso contrário, o motor corre alto risco de deixar de funcionar (o que pode vir a acontecer em certas situações que podem até mesmo gerar certo perigo para o motorista e outras pessoas que utilizam o carro).

Além desses pontos, a luz da bateria pode também informar outros tipos de problemas do carro – como, por exemplo, a ruptura da correia do alternador. Essa situação pode levar à perda da parte hidráulica da direção (haja visto que essa mesma correia é responsável por seu movimento).

O alternador é constituído por diversas peças – que, naturalmente, estão suscetíveis a apresentarem defeitos. Um dos mais comuns é relacionado à escova baixa.

Já houve o costume de se trocar apenas as escovas. No entanto, o mais recomendável é que seja realizada a substituição completa do regulador de voltagem. Isso se deve ao fato de as escovas trabalharem presas ao regulador de voltagem, o que faz ambas as peças funcionarem como uma só.

Quando feita apenas a troca das escovas usadas por novas, ainda era aproveitado o regulador usado. Dessa forma, era comum que ele rapidamente saturasse, o que poderia ocasionar em uma sobrecarga da bateria que já estava com carga.

Tempos atrás, o regulador completo exigia um alto investimento ao dono do caro, o que acabava por resultar em uma comum preferência por se realizar a substituição de suas escovas, somente. Atualmente, no entanto, o preço do regulador abaixou muito, e é preferível que todas as peças sejam novas – até porque o regulador de voltagem também sofre desgaste por tempo de uso.

Há certos defeitos que são um pouco mais difíceis de serem mapeados, por isso é muito importante que, ao notar que o carro está apresentando alguma estranheza em seu funcionamento, ele seja imediatamente levado a uma loja de confiança para que seja verificado por profissionais qualificados no assunto.

Há uma série de testes que podem ser realizados para se verificar se a bateria automotiva, o alternador e todas as suas respectivas peças estão em boas condições ou necessitam de algum reparo. Todas elas podem ser devidamente conferidas com o uso de ferramentas específicas (tais como o multímetro, por exemplo) para que se tenha total certeza das condições de cada parte que constitui a parte elétrica do veículo.

Por fim, busque sempre utilizar apenas produtos de qualidade. As baterias moura, por exemplo, apresentam ótimo desempenho e longa vida útil, além de terem menor chance de apresentarem defeitos relacionados às suas atividades.

Possui alguma dúvida sobre alguns dos defeitos mais comuns do alternador? Entre em contato conosco!

WhatsApp