Geralmente, quando o carro não quer dar partida ou sua parte elétrica simplesmente deixa de funcionar, pode se tratar de algum problema no alternador ou na bateria que pode ser identificado de forma relativamente rápida.
Com as dicas que separamos hoje, será mais fácil para você identificar o problema e resolvê-lo da forma mais tranquila possível! Confira:
* Verifique se há equipamentos do veículo apresentando algum problema eletrônico – ele pode estar consumindo a bateria de forma prejudicial para sua vida útil e para outros aspectos do carro de forma geral;
* Quando o motor gira com dificuldade ao se dar partida no carro e as luzes do painel diminuem ou vem a apagar, há uma alta chance de sua bateria estar descarregada. Isso pode ocorrer quando o período de uso da bateria está próximo à época de vencimento de sua vida útil (que normalmente é de cerca de 2 anos) ou por algum problema no alternador;
* Caso a parte elétrica emita cheiro de queimado ou a luz do veículo esteja muito forte, deve ser verificado se o regulador está mantendo no limite máximo de tensão durante a carga, (que normalmente deve ser de aproximadamente 14V). Isso pode levar a bateria e os componentes eletroeletrônicos a sofrerem uma sobrecarga, além de ferver o ácido da bateria, o que pode chegar a provocar seu vazamento;
* Se a lâmpada do painel ficar ligada constantemente ou estiver piscando, isso pode indicar um problema no alternador ou em seu regulador de voltagem. Outro componente que requer atenção é a correia que faz a ligação entre o motor e o alternador: por exemplo, se ela estiver rompida, a bateria não irá recarregar. Portanto, certifique-se de verifica-la caso observe esse tipo de problema;
* Deixar componentes eletroeletrônicos em funcionamento enquanto o carro está desligado pode vir a esgotar a bateria. Nesse caso, muitas vezes, recorre-se ao procedimento popularmente conhecido como “chupeta”, que consiste em conectar a bateria descarregada à de um outro veículo (ligado) através de cabos de forma que a energia possa ser transferida de um carro para o outro. Apesar de comum, esse procedimento não é recomendável, pois é uma prática meramente corretiva e não solucionará o problema da bateria de forma efetiva. Se precisar utilizar desse recurso, carregue a bateria apenas o suficiente para que o carro possa ser levado até uma oficina mecânica;
* Caso o alternador apresente ruído ao se acelerar o carro, pode ser indício de correia com defeito, muito tensionada, ou até mesmo defeito no rolamento do alternador. Dependendo do caso, pode até mesmo ser necessária a substituição do alternador;
* Baterias novas possuem vasos selados e tem um visor indicador de seu nível de ácido. Quando verde, a bateria automotiva está em estado; quando preto, é necessária a substituição da bateria. Fique atento a esses fatores, pois se a carga da bateria vir a zerar, ela será inutilizada e pode até mesmo causar certos problemas mais sérios, como desativas o veículo em pleno movimento.
Os pontos que destacamos são diagnósticos simples e não substituem a avaliação que pode fazer um profissional capacitado em uma loja de confiança. Se tiver dúvidas sobre realizar com qualquer um dos procedimentos aqui citados, não arrisque e entre em contato com uma pessoa qualificada.
Lembre-se também de verificar constantemente os componentes de seu veículo e adquira somente produtos de qualidade (como as baterias moura, por exemplo). Somente assim você consegue ter a certeza de que seu veículo estará em boas condições de uso.
Possui mais alguma dúvida sobre como saber se a bateria e o alternador estão com problemas? Entre em contato conosco!