Você certamente já passou por algum tipo de problema com bateria de carro ou ouviu falar de alguém que tenha enfrentado situação parecida. Se a bateria que você utiliza for de má qualidade, as chances de se deparar com algum problema aumentam.
Para você não ser pego de surpresa, vamos dar algumas dicas de como escolher a melhor bateria de carro. Confira:
Como funciona?
Uma das peças de maior importância para o funcionamento do carro, a bateria possui duas principais funções: dar força ao arranque e fornecer energia aos componentes elétricos do carro, como o rádio, faróis, limpadores de para-brisa, entre outros.
A bateria de carro possui compostos eletroquímicos e por essa razão requer manuseio cauteloso. Sempre que for necessário fazer qualquer procedimento que envolve a bateria de carro, prefira deixar a tarefa por conta de um profissional capacitado – ou, caso você não tenha acesso a um, tome certos cuidados fundamentais, como, por exemplo, não usar anéis ou outros materiais condutores de eletricidade durante o processo.
Quando trocar?
As baterias de carro podem ter vida útil variável de acordo com tipo, fabricante, entre outros fatores que interferem nessa característica.
Se o líquido da bateria transbordar entre a base de plástico e os bornes pode ocorrer uma oxidação esverdeada que impede o contato – o que é um problema muito sério.
Isso acontece quando não se abre completamente os contatos e se tenta encaixar a bateria à força, o que pode danificar a base de plástico da caixa da bateria. Toda a fiação pode ser danificada por conta da corrosão – o que requer que a bateria seja trocada imediatamente.
Quais tipos existem?
Embora haja uma grande diversidade de tipos de bateria de carro, variáveis de acordo com modelo e marca, é importante saber se a bateria é selada ou não.
A selada não pode ser recarregada, mas em contrapartida não exige muitos cuidados constantes. A bateria não selada, por outro lado, deve ser tratada da maneira contrária – isto é, pode ser recarregada, mas deve ser verificada, idealmente, pelo menos a cada seis meses.
É fundamental que se verifique o tamanho correto da bateria quando for realizada a troca. Há um encaixe ideal para os terminais, e se essa medida não for exata, pode não haver cabos suficientes para se fazer as ligações ou ocorrer mau contato. O tamanho ideal costuma ser indicado no manual de instruções do veículo.
Como escolher a melhor bateria de carro?
A primeira coisa a ser feita é buscar as especificações indicadas no manual de instruções do veículo. Outro item importantíssimo é ter certeza de que a bateria a ser escolhida, seja qual for, tenha o selo do Inmetro.
Além dos pontos mencionados anteriormente (como conferir o tamanho ideal da bateria para o veículo em questão, por exemplo), é interessante que se busque baterias automotivas de maior amperagem/hora e capacidade – principalmente se algum complemento tiver sido instalado no carro após sua fabricação (como ar condicionado, por exemplo).
Adquira somente bateria moura originais que tenham no máximo um semestre desde sua fabricação e, por fim, seja muito cuidadoso com relação aos termos de garantia oferecidos.
Seguindo as dicas que conferimos hoje será mais fácil encontrar a bateria de carro ideal para você. Lembre-se de recorrer apenas a profissionais qualificados e lojas de confiança quando for escolher sua bateria.
Possui ainda alguma dúvida sobre bateria de carro? Entre em contato conosco!