Bem como a bateria para carro, a bateria de caminhões também possui uma determinada vida útil – e, é claro, nosso objetivo é tentar expandi-la o máximo possível para que possam ser evitados transtornos e gastos desnecessários relativos a este componente.
Há uma série de cuidados que podem ser tomados para que a bateria de caminhões seja devidamente preservada – a começar por se optar pela utilização de boas marcas (como, por exemplo, as baterias moura).
Lembre-se também que as baterias automotivas têm funções diferentes das baterias estacionárias, então ao escolher a bateria de caminhões que você irá utilizar, fique atento para que você não se confunda!
A bateria de caminhões pode apresentar vários indícios quando está manifestando algum problema ou mesmo quando está simplesmente descarregando. O sinal mais comum de que a bateria de caminhões está acabando pode ser verificado quando há problemas na partida do veículo.
Trata-se não só de uma adversidade muito comum, mas é também fácil de ser conferido, pois nesses casos, ao se tentar dar partida no automóvel, ele simplesmente não pega. É claro que há a chance de outros fatores estarem relacionados a essa situação, mas há uma alta probabilidade de que seja uma questão ligada à bateria.
Há alguns pequenos cuidados que podem ser feitos rotineiramente que fazem uma diferença significativa no que diz respeito à melhoria da vida útil da bateria de caminhões. Fique atento, por exemplo, se não há quaisquer outros componentes (rádio, faróis, ventilador, luzes internas, entre outros) ligados no momento de se dar a partida.
Nesse momento, há uma maior descarga de energia no motor e cada outro componente ligado aumenta esse pico, o que afeta negativamente a bateria automotiva.
Ainda relacionado a esses componentes, tome cuidado ao instalar mais elementos (como luzes e ventiladores adicionais, por exemplo) e garanta que sejam não só de boa procedência, como sejam colocados de forma adequada no veículo.
Por fim, lembre-se de desconectar a bateria automotiva no caso do caminhão ficar parado por mais tempo (dias, semanas ou mais), para que não haja uma drenagem lenta sem utilização da bateria do veículo.